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6 novas tendências em operações de restaurantes

Os restaurantes estão em constante evolução e adaptação para atender às necessidades e expectativas dos consumidores. Com o avanço da tecnologia, as mudanças nas preferências alimentares e a crescente demanda por experiências personalizadas, é importante que os proprietários e gestores estamos atualizados sobre as principais tendências para restaurantes.

Neste post, vamos discutir algumas das principais tendências para restaurantes melhorarem suas operações. Se você é dono de um restaurante ou está pensando em abrir um, fique por dentro das novidades e se prepare para se destacar no cenário gastronômico.

BBI: 6 tendências para restaurantes

A Black Box Intelligence é uma empresa de pesquisa internacional que reúne dados, conhecimento e métricas sobre o setor gastronômico para identificar padrões e tendências que ajudam os donos de restaurantes a tomar melhores decisões.

Recentemente, a empresa publicou algumas tendências para restaurantes que podem colaborar com o futuro do seu negócio. Cada um deles tem um porquê relacionado a um fator externo, seja econômico, social, cultural ou tecnológico.

📖 LEIA MAIS: 4 tendências de marketing para restaurantes! Engaje e venda mais!

Como parte da sua responsabilidade como dono de restaurante é encontrar soluções para se adaptar a qualquer força externa que possa ameaçar ou favorecer sua empresa, separamos as seis principais tendências para restaurantes apontadas pela BBI.

1. Aumento do ticket médio

Embora à primeira vista essa tendência para restaurante pareça positiva, o BBI o atribui aos aumentos de preços que os restaurantes tiveram que fazer para responder à inflação no ambiente econômico mundial.

Portanto, esse aumento de ticket não significa necessariamente receber mais lucro, mas sim mantê-lo. E isso tem impacto na intenção de compra dos consumidores.

2. Redução no tráfego de clientes

Embora o setor tenha sido reativado após a pandemia, os dados gerais concordam que o fluxo de clientes não voltou a ultrapassar as métricas do período pré-pandemia.

Segundo o BBI, o aumento de preços (devido à inflação) tem impactado negativamente a intenção de compra dos consumidores. Isso geralmente desacelera o consumo nos restaurantes. Principalmente para as classes baixa e média.

📖 LEIA MAIS: As 5 principais tendências do mercado de delivery!

3. Aposta em pratos especiais é uma tendência para restaurante

Em resposta à redução do tráfego, os restaurantes buscam formas de gerar valor para seus clientes criando novos produtos com promoções atraentes e que facilitem a intenção de compra dos consumidores.

4. Menos trabalhadores no setor

Tanto os restaurantes de fast food quanto os restaurantes mais formais estão experimentando uma redução de funcionários. Esta tendência para restaurantes levou os gestores a oferecerem melhores folhas de pagamento e mudar suas práticas de recrutamento, tentando contratar e reter os perfis mais qualificados para gerenciar adequadamente um pequeno grupo de funcionários.

5. Reorganização dos pontos de venda

Após a pandemia, muitos estabelecimentos reorganizaram as suas instalações para responder aos novos comportamentos de compra dos consumidores. Vendo que os clientes querem experiências mais convenientes (produção, entrega e retirada mais rápidas) e passam menos tempo à mesa, muitos donos de restaurantes aumentaram o espaço em suas cozinhas e reduziram seus salões.

LEIA MAIS: Dicas infalíveis para começar com o pé direito a sua operação de delivery! https://opdv.com.br/dicas-para-operacao-delivery/

6. Propostas formais menos formais

Com as expectativas das novas gerações impactando o setor de “refeições refinadas”, muitos estabelecimentos transformaram os destinos gastronômicos em experiências mais casuais. Enquanto a comida continua a ser a estrela, muitos restaurantes de toalhas de mesa optaram por oferecer espaços mais descontraídos com um serviço mais calmo.

Fique por dentro de mais tendências para restaurantes

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Deivison Sporteman

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