Estratégia de marketing para restaurantes com pouca grana

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Se você não tem um orçamento de marketing, você tem um problema

Lembre-se que o setor está inundado de propostas cada vez mais inovadoras e que sua responsabilidade como dono de restaurante é brilhar nesse oceano de ofertas.

Supondo que você tenha pouco dinheiro para investir em marketing, é preciso desenvolver uma solução que permita gerar uma boa quantidade de vendas com um orçamento mínimo.

Embora essa receita dependa da sua proatividade como dono de restaurante, a questão é que sua iniciativa gera impacto no mercado e o posiciona. Por outro lado, as vendas obtidas com essa estratégia de marketing gastronômico devem lhe dar mais oxigênio para que você possa aumentar seu orçamento de marketing e financiar suas estratégias futuras.

Portanto, os 3 objetivos desta estratégia são:

  • Aumente suas vendas prontamente com um investimento de grande potencial de retorno.
  • Posicione-se no topo da mente dos consumidores.
  • Aproveite esses recursos para continuar criando estratégias, ficar na mente das pessoas e aumentar sua renda de forma sustentável.

Como você pode ver, essa estratégia de marketing gastronômico não é apenas para uma semana ou um único mês. O objetivo é que você possa aproveitá-la a longo prazo. E é por isso que deve durar pelo menos 3 meses. Portanto, considere essa estratégia como um salva-vidas que você deve receber e usar com cautela. 

Passo 1: Crie uma grande história que chame a atenção e envolva os consumidores

Como o objetivo é se posicionar no mercado, fazer barulho e aumentar sua renda, primeiro pense em criar um buzz que cative a atenção dos consumidores. Esta novidade deve ter dois objetivos principais:

  • Motive as pessoas a visitá-lo para aumentar suas vendas: ou seja, você deve criar um produto ou experiência monetizável que as pessoas queiram conhecer e consumir. Você pode, por exemplo, criar um prato sazonal, uma colaboração com outra marca, um chef ou um influenciador. O importante é que essa estratégia não é um desconto, pois você deve preservar sua rentabilidade e aumentar seu caixa. Você também deve encontrar maneiras de acelerar a ação e motivar as pessoas a visitá-lo o mais rápido possível.

  • Comunique sua proposta de valor com clareza para ficar na mente dos consumidores: além de vender mais, essa estratégia é a oportunidade de comunicar aos consumidores por que você é diferente e no que é especializado. Isso significa criar reconhecimento de marca para que você possa gerar receita no futuro se continuar criando novidades.

Este primeiro passo não requer nenhum investimento monetário, depende mais é da sua criatividade. Inspire-se na sua proposta de negócio e recorra aos seus relacionamentos para desenvolver uma experiência envolvente.

Etapa 2: Divulgue suas novidades por meio de recomendações digitais

Supondo que você tenha definido e conceituado corretamente suas novidades, é hora de dar um impulso. Em um mundo repleto de informações e conteúdo, posicionar organicamente sua nova experiência reduz completamente o impacto de sua estratégia. Em outras palavras, você deve expor estrategicamente sua iniciativa e garantir que o maior número de pessoas (monetizáveis) fique sabendo dela.

É neste momento que entram em jogo o seu orçamento de marketing e a gestão adequada dos seus investimentos. Como o seu restaurante tem pouco dinheiro para investir, você deve ser muito estratégico na hora de investir e assim garantir um bom retorno do investimento. 

Por exemplo, usar o Facebook ou o Google Ads Manager, investir em imprensa livre, trabalhar com influenciadores, ter embaixadores da marca, organizar colaborações com outras marcas, criar concursos, etc.

Entendendo que você deve ser estratégico na gestão do seu dinheiro, você deve investir em impulsionadores de tráfego que tenham a capacidade de atingir muitas pessoas rapidamente, contar sua proposta de valor de forma assertiva e, ao mesmo tempo, chamar à ação. 

O melhor investimento que você pode fazer é investir em influenciadores gastronômicos que tenham uma comunidade no Instagram. Ou seja, trabalhar com foodies que têm uma grande comunidade de pessoas interessadas em restaurantes, que moram em sua cidade e que podem agir muito rapidamente.

Passo 3: Mantenha a divulgação enquanto sua oferta durar

Lembre-se de que o objetivo desta campanha também é mantê-lo no topo da mente dos consumidores para obter maiores vendas no futuro.

Portanto, você deve encontrar uma maneira de manter suas novidades no mercado e continuar motivando as pessoas a visitá-lo nos meses restantes.

E para isso, você pode fazer uso do conteúdo dos influenciadores em que investiu. Ou seja, invista nos reels que você recebeu no primeiro mês e posicione-os no mundo digital graças a outro impulsionador de tráfego: o gerenciador de anúncios do Facebook.

Se você puder investir mais dinheiro nesses anúncios, ótimo. Se não, utilize todo o conteúdo gerado por seus clientes e parceiros na sua divulgação porque quanto mais pessoas virem suas boas notícias, mais oportunidades você terá de convertê-las em vendas.

Passo 4: Manter uma posição pró ativa para criar mais experiências e continuar no topo das mentes das pessoas

Por fim, além de aumentar suas vendas por 3 meses, o objetivo dessa estratégia é mantê-lo na mente dos consumidores para continuar monetizando sua atenção no futuro.

Portanto, é importante que você NÃO considere essa estratégia de marketing gastronômico como uma atividade pontual. Pelo contrário, estas recomendações foram criadas para conquistar a sua posição no setor, melhorar a sua imagem e aproveitar este posicionamento para continuar a criar experiências que pode rentabilizar.

Isso significa que depois da sua campanha, você não pode simplesmente desaparecer. Na verdade, seu objetivo será continuar criando novas boas notícias inspiradas na narrativa da sua marca que mantém seu cliente engajado.

O lado bom é que a primeira estratégia que você executou (a que está neste artigo), deve ter resolvido sua falta de orçamento de marketing e permitirá que você financie essas novas iniciativas.

Então você fez bom uso de sua renda e reservou dinheiro para continuar gerando valor 🙂

Outras postagens